Seu Império na Cultura Pop

Games

Assassin’s Creed Shadows: O novo protagonista da franquia, Yasuke, realmente existiu

No novo jogo da Ubisoft iremos acompanhar a história do primeiro samurai estrangeiro

Após meses de mistérios ao redor do novo jogo da franquia, a Ubisoft finalmente divulgou o primeiro trailer de Assassin’s Creed Shadows na última quarta-feira (15). O jogo irá se passar no Japão Feudal do século XVI, em plena ocupação portuguesa, e terá dois protagonistas, a kunoichi Naoe e o segundo protagonista que mais chamou a atenção dos fãs: Yasuke, o primeiro samurai estrangeiro (e negro) da história.

Pelo fato da história de Yasuke ser pouco conhecida pela maioria, bem como a chegada e ocupação parcial do Japão por Portugal, não demorou muito até as redes sociais se encherem de comentários negativos (e racistas) sobre a falta de precisão histórica do jogo ao colocar um homem negro como samurai no Japão Feudal de Assassin’s Creed Shadows.

Quem foi Yasuke?

De acordo com o livro Histoire Ecclesiastique Des Isles Et Royaumes Du Japon, escrito por François Solier, Yasuke nasceu entre os anos de 1550 e 1560 em Moçambique. No entanto, alguns pesquisadores acreditam que ele possa ter nascido onde hoje é a Nigéria, enquanto outros teorizam que ele na verdade nasceu em algum lugar próximo aos atuais Sudão do Sul ou Etiópia.

Não se sabe ao certo a origem do nome de Yasuke, mas o mais aceito é que esse foi o nome dado a ele por Nobunaga, quando ele passou a ser um dos guerreiros dele.

Ilustração de Yasuke. Foto: Reprodução

Chegada de Yasuke ao Japão

Não se sabe ao certo como o protagonista de Assassin’s Creed Shadows chegou ao Japão. As teorias dos historiadores variam, alguns acreditam que Yasuke foi escravizado e traficado ainda quando criança, outros acreditam que ele foi um mercenário e partiu da África em direção ao Oriente. No entanto, o único dado confirmado com certeza é que Yasuke desembarcou no Japão em 1579, durante a guerra civil conhecida como Período Sengoku, ao lado do jesuíta italiano Alessandro Valignano. Yasuke era então o guarda-costas de Valignano, uma vez que os missionários jesuítas não tinham permissão de portar armas.

O Período Sengoku se deu início após a queda do xogunato Ashikaga, em 1467, levando vários Daimyos (Senhores Feudais) a entrarem em guerra para assumir o controle do Japão. Na epóca, o Daimyo mais poderoso foi Oda Nobunaga, que conseguiu assumir o comando de metade do território japonês.

Enquanto isso, Yasuke participou de várias missões ao lado de Valignano e foi aprendendo o idioma japonês nesse meio tempo, mas foi em 1981, durante uma missão que Yasuke e Valignano chegaram a Tóquio e conheceram o Daimyo Nobunaga. A chegada da dupla chamou bastante atenção, uma vez que mesmo com a presença de navios portugueses nos portos do Japão, a presença de negros só era permitida no litoral, o que também tornou Yasuke o primeiro negro a chega ao interior do Japão.

Yasuke, o samurai de Nobunaga

De acordo com o diário de um dos samurais de Nobunaga, Matsudaira Ietada, Yasuke foi descrito como um homem alto, muito acima da média de altura japonesa na época: “sua altura era de 6 shaku 2 sol (cerca de 1,88m). Ele era negro e sua pele era como carvão.”, enquanto no livro do século XVI, The Chronicle of Lord Nobunaga (A Crônica do Lorde Nobunaga) de Gyūichi Ōta, Yasuke era um “homem forte, com a força de dez homens”.

Segundo os relatos, ao se encontrar com Yasuke, Nobunaga teria ficado tão impressionado com a sua cor que ele teria mandado lavarem o corpo de Yasuke, acreditando que a sua pele estivesse pintada. No entanto, de acordo com o jesuíta Luís Fróis, Yasuke impressionou Nobunaga com sua inteligência, bem como por sua habilidade em combate, pedindo aos jesuítas que o deixasse sob seu comando.

Yasuke passou a treinar as artes marciais japonesas e logo se tornou parte do círculo intimo de Nobunaga, recebendo o título de samurai. Ele está presente em vários registros japoneses e jesuítas, sendo considerado o primeiro estrangeiro da história japonesa a se tornar um samurai. Porém, o período de serventia a Nobunaga durou pouco, em 1582 Oda Nobunaga foi traído por um de seus generais, Akechi Mitsuhide, que montou uma emboscada contra o seu daimyo, obrigando Nobunaga a cometer o seppuku, um ritual suicida japonês reservado à classe guerreira.

Após a morte de Oda Nobunaga, Yasuke passou a lutar ao lado de Nobutada, filho de Nobunaga, no entanto, ele também foi capturado por Mitsuhide e obrigado a cometer seppuku, enquanto ele manteve Yasuke sob custódia até entrega-lo aos jesuítas de Kyoto. Infelizmente, os registros sobre a história de Yasuke se encerram em 1582 e o que aconteceu com ele após isso ainda é um mistério.

Yasuke ganhou um anime na Netflix sobre os anos após o Período Sengoku. Foto: Netflix

Assassin’s Creed Shadows é o primeiro jogo da franquia a colocar um personagem real da história como protagonista. No entanto, essa não é a primeira vez de Yasuke está presente no mundo dos games e da cultura pop em geral. Yasuke tem seu próprio anime, chamado de Yasuke, que foi lançado em 2021, na Netflix, o samurai também marcou presença no jogo Nyoh.

Yasuke também foi homenageado pela Mocidade Alegre, que usou o samurai africano como enredo para ser campeã do desfile das escolas de samba de São Paulo em 2023. Além disso, um filme sobre Yasuke está em desenvolvimento pela Warner Bros e será dirigido por Blitz Bazawule.

Confira essa e outras novidades sobre games n’O Triunvirato e acompanhe as nossas redes sociais para não perder nenhuma novidade.