Seu Império na Cultura Pop

CinemaCríticaFilmes

Crítica: Animais Fantásticos: Os Segredos de Dumbledore traz muita ação e magia, se tornando o melhor da franquia

Muita magia, ação, romance e menos erros comparado aos seus antecessores

Animais Fantásticos: Os Segredos de Dumbledore é o terceiro filme da franquia derivada de Harry Potter e chega aos cinemas sob certa desconfiança, por conta dos erros de seu antecessores, porém o novo longa é o melhor entre os filmes dessa nova franquia.

Os Segredos de Dumbledore” acompanha o professor Alvo Dumbledore (Jude Law) contra o poderoso mago das trevas Gellert Grindelwald (Mads Mikkelsen), que está se movimentando para assumir o controle do mundo mágico. Incapaz de detê-lo sozinho, ele pede que Newt Scamander (Eddie Redmayne) lidere uma intrépida equipe de bruxos e um corajoso padeiro trouxa em uma missão perigosa. Na nova aventura, eles encontram velhos e novos animais e entram em conflito com a crescente legião de seguidores de Grindelwald.

Crítica | Animais Fantásticos - Os Segredos de Dumbledore (2022): sobre  paixões, passados e laços de sangue - Cinema com Rapadura
Foto: Reprodução

Para quem é fã de Harry Potter é compreensível que seja esperado um filme no mesmo nível ou superior aos filmes da franquia original, as comparação são sempre imediatas e duras. Entretanto, após muitos descontentamentos com Animais Fantásticos e Onde Habitam e Os Crimes de Grindewald, Os Segredos de Dumbledore acerta na dose de ação e magia, mas ainda leva consigo certa obviedade em sua trama.

Logo de cara, é perceptível a mudança de tom na condução da narrativa, que tenta trazer algo mais maduro, sombrio e político para a franquia. Essa mudança favorece o aprofundamento da história e dos “segredos” de Dumbledore e de sua relação com Grindelwald, que é, sem dúvidas, um dos pontos fortes do filme. As revelações sobre o passado de Alvo Dumbledore e sua família enriquecem a história do personagem, que é um dos bruxos mais poderosos e intrigantes do mundo mágico. 

Trailer de Animais Fantásticos 3 mostra substituto de Johnny Depp; assista·  Notícias da TV
Mads Mikkelsen como Grindewald. Foto: Reprodução

E por falar em magia, Animais Fantásticos: Os Segredos de Dumbledore recebeu um grande upgrade em seus efeitos especiais, trazendo muita fluidez aos feitiços e cenário, além de dar ainda mais vivacidade ao animais fantásticos que acompanham e são encontrados por Newt Scamander e cia em suas empreitadas para salvar o mundo bruxo.

O trailer final de Animais Fantásticos nos trouxe o momento mais importante da trajetória do diretor de Hogwarts: ele declarou seu amor a Grindelwald, que agora é interpretado por Mads Mikkelsen. Então, sim, Animais Fantásticos: Os Segredos de Dumbledore é muito mais que apenas um filme de magia e ação, é um filme onde o romance, mas especificamente o amor não correspondido está presente.

Quanto a substituição de Johnny Depp por Mads Mikkelsen, vale ressaltar que o ator caiu como uma luva no papel, e em minha humilde opinião, se saiu muito melhor que o seu antecessor. O filme também trás a participação da atriz brasileira, Maria Fernanda Cândido, que interpretou Vicência Santos com muita elegância. Mas apesar de ser muito importante na esfera política proposta pelo filme, a personagem tem poucas falas e sua história, ao menos por enquanto, não é explorada.

Maria Fernanda Cândido como Vicência Santos em Animais Fantásticos: Os Segredos de Dumbledore. Foto: Reprodução

Animais Fantásticos: Os Segredos de Dumbledore chega para tentar se redimir da bagunça que criou no segundo filme. O filme nos traz uma história bonita e divertida e finalmente introduz, de forma concreta e mais decente possível, o conflito entre Dumbledore e Grindelwald, mas que ainda precisa se aperfeiçoar trazendo fatos mais relevantes e impactantes para poder se firmar de vez. A ausência desses momentos é preenchida por nostalgia e referências, na tentativa de cativar os fãs do universo de Harry Potter, deixando claro que a franquia ainda não está pronta para clamar independência.

Ficha técnica

Título: Animais Fantásticos: Os Segredos de Dumbledore (Fantastic Beasts: The Secrets of Dumbledore)

Direção: David Yates

Roteiro: J. K. Rowling, Steve Kloves

Data de lançamento: 14 de abril de 2022

País: Estados Unidos/Inglaterra

Duração: 2h 23min (142min)

Classificação: 12 anos

Elenco: Eddie Redmayne, Dan Fogler, Richard Coyle, Jude Law, Jessica Williams, Mads Mikkelsen, Maria Fernanda Cândido, Ezra Miller

Nota: 7,5/10

Foto: Reprodução

Confira essa e outras novidades sobre filmes n’O Triunvirato e acompanhe as nossas redes sociais para não perder nenhuma novidade.

Fechado para comentários.