Digimon Adventure 02: O Inicio – Mesmo com temáticas sombrias o novo filme traz sensação nostálgica para os fãs
O primeiro passo rumo a novas possibilidades
Digimon Adventure é um anime de grande sucesso do fim da década de 90 e de lá pra cá recebeu várias versões diferentes com protagonistas diferentes. No entanto, a Toei Animation sempre retorna com os protagonistas clássicos de Digimon Adventure quando se trata de adaptações para o cinema. Agora, após Digimon Adventure Tri e Last Evolution Kizuna, a nova aposta da Toei é Digimon Adventure 02: O Inicio que traz temáticas mais sombrias como abandono parental e a falta de diálogo.
Em Digimon Adventure 02: O Inicio, uma década se passou desde o fim dos acontecimentos de Digimon Adventure 02 no Digimundo, o que trouxe muitas mudanças nas vidas e nas aparências dos Digiescolhidos. O filme nos leva de volta para 2012, com os Digiescolhidos Davis, Ken, Yolei, Kari, TK e Cody agora mais velhos, entre os 18 e 22 anos, que se deparam com uma Digitama gigante pairando sobre a Torre de Tóquio e um garoto misterioso chamado Lui Ohwada tentando fazer contato com o ovo. A partir dai, o longa toma um rumo diferente do convencional e com o Lui no centro da história.
Lui sofreu toda a sua infância, onde sua mãe, tinha uma relação extremamente conturbada e agressiva, com o garoto tendo apenas 4 anos, e no meio dessas agressividades, ele conheceu seu amigo Ukkomon, um digimon capaz de realizar os pedidos se tornando o primeiro Digiescolhido, em um período anterior a batalha de Hikarigaoka entre o Greymon de Tai e Parrotmon.
No entanto, a falta de diálogo fez com que a relação entre Lui e Ukkomon tomasse um caminho diferente da relação dos outros Digiescolhidos e seus parceiros. O que podemos ver é uma criança necessitada de atenção e proteção que viu no seu parceiro “mágico” o fim de seus problemas, sem se interessar em conhece-lo melhor, fazendo toda a história desandar até o ponto que o Digimon perde seu parceiro.
Anos mais tarde, onde a trama de Digimon Adventure 02: O Inicio, se concentra, vemos um Lui adulto buscando um modo de trazer seu amigo de volta, mas sua falta de interesse em dialogar com seu parceiro só fez a situação piorar, fazendo todos os Digiescolhidos do mundo correr perigo e nesse momento que começamos a entender o elo que une os Digimons e Digiescolhidos por um Digivice, o elo do coração, o amor e a vontade de estar e se preocupar com o outro. Essa é a proposta central do filme, nos fazer perceber que a falta de diálogo e compreensão com quer amamos traz apenas tristeza e consequências emocionais para o outro.
No entanto, o filme tem outros pontos que valem a pena destacar, como sua trilha sonora incrível que mais um vez trouxe o maravilhosos Bolero de Ravel que acompanha a franquia desde seus primórdios e é capaz de arrepiar os fãs nas suas primeiras notas, além das músicas temas presentes no anime Digimon Adventure 02, Target e Beat Hit.
Digimon Adventure 02: O Inicio também contará com dublagem brasileira e aqui temos de volta boa parte do elenco original do anime 02 e vale destacar Adriana Torres e Marcelo Sandryni, que dão voz a Yolei e Hawkmon de forma impecável e contando com algumas das falas mais importantes para o andamento do filme.
Por fim, o filme apresenta uma nova perspectiva do que nos aguarda no futuro da franquia e mesmo não sendo superior ao seu antecessor, Digimon Adventure 02: O Inicio pode ter um roteiro simples, mas consegue entregar o drama e a seriedade que seus temas centrais merecem, mas também diverte e dá arrepios de nostalgia inundando os fãs com as clássicas Digievoluções e Digievoluções de DNA e as interações entre os Digiescolhidos e seus parceiros que são sempre cativantes.
Digimon Adventure 02: O Inicio estreia dia 30 de novembro, nos cinemas brasileiros.
Ficha Técnica:
Nome: Digimon Adventure 02: O Inicio
Nome Original: Digimon Adventure: The Begining
Diretor: Tomohisa Taguchi
Duração: 80 min
País: Japão
Gênero: Ação/Aventura, Fantasia, Drama
Estreia Nacional: 30 de novembro de 2023