Divertida Mente 2: Emocionante, doloroso e uma verdadeira terapia para adolescentes e adultos
Com uma proposta de apresentar o inicio de um novo ciclo da Riley, Divertida Mente 2 consegue ser ao mesmo tempo lindo e doloroso
Após o grande sucesso de Divertida Mente, em 2015, onde fomos apresentados a Riley e suas emoções primárias – Alegria, Tristeza, Raiva, Medo e Nojinho – não demorou muito para o publico de todas as idades se identificarem com a personagem e ansiar pela continuação da sua história. Infelizmente, Divertida Mente 2 demorou 9 anos para ser concluído, no entanto toda a espera valeu a pena e o novo longa já é um dos melhores já feitos pela Disney.
Em Divertida Mente 2, nós acompanhamos a Riley, agora com 13 anos, em uma nova fase da sua vida, o turbilhão de emoções e mudanças que marca o início da adolescência: a Puberdade e com a chance única de ingressar em um time profissional de hoquéi. Tudo isso junto de mais uma grande mudança na vida da personagem: suas duas melhores amigas estudarão em escolas diferentes. Com o início da puberdade, seu cérebro ganha mais quatro emoções: a Ansiedade, a Tédio, a Inveja e a Vergonha. Além das breves, mas sensacionais, participações da Nostalgia, que foi representada como uma vovó fofa de óculos e bengala.
Ao chegarem ao centro de controles do cérebro de Riley, as emoções primárias começam a perceber que a mudança é ainda mais impactante do que previam, pois agora as emoções e sensações da garota estão à flor da pele e as funcionalidades do controle central estão mais sensíveis quando ao modo de lidar com o mundo externo e suas respectivas relações afetivas e é então que somos apresentados às novas emoções. Dentre as novas emoções, quem mais se destaca é a Ansiedade, mostrando todo seu desespero com as dúvidas sobre o que o futuro reserva e tentando proteger a Riley a todo custo desse futuro que ela ainda não vê e que pode ou não acontecer.
Assim como na vida de todo adolescente e de alguns adultos, a ansiedade é uma das emoções centrais na vida da Riley, mas ao não saber como lidar com tudo o que pode ou não acontecer acaba causando uma grande confusão e criando novas convicções na protagonista que não são, necessariamente, reais. Entre elas vem o combo típico de toda pessoa prestes a dar um novo passo, como passar a acreditar que só terá amigas se entrar para o time de hóquei e não dormir direito pensando em tudo que deu errado durante o dia e no que pode dar errado no dia seguinte.
Qualquer pessoa que tenha passado, ao menos uma vez na vida por uma crise parecida sabe como esses pensamentos são cruéis e devastadores e acabam matando a sua verdadeira personalidade e construindo no lugar algo que nem mesmo a própria pessoa se reconhece.
Kelsey Mann, diretor de Divertida Mente 2, conseguiu dar um passo ainda mais profundo no cerne das pessoas que o seu antecessor, Pete Docter. A genialidade e a beleza por trás da retratação dos sentimentos em Divertida Mente 2 continuou cativando o público, mas dessa vez com o toque amargo de tudo aquilo que uma parte do público já viveu ou está vivendo neste exato momento. Principalmente quando o filme chega ao seu terceiro ato em podemos ver todas aquelas “falsas” certezas se tornarem apenas um “eu não sou boa o suficiente”, esse frase é capaz de quebrar a maior parte do público nos cinemas, porque é muito doloroso uma pessoa dar o máximo de sí o tempo todo e ter sempre essa “certeza” martelando em sua mente.
No entanto, Divertida Mente 2 consegue mostrar que mesmo quando uma pessoa está se afogando em ansiedade e acreditando em todas as falsas certezas e desesperanças que vem com a ansiedade descontrolada, todos podem superá-la e aprender a conviver com ela sem que isso traga graves consequências e se torne apenas uma nova maneira de lidar com situações novas e estressantes.
Por fim, Divertida Mente 2 é uma sequência linda, emocionante e bastante dolorosa com uma trama bem desenvolvida, que promete trazer uma onda de sentimentos ao público. O novo longa da Disney é uma verdadeira obra de arte e com certeza uma das melhores animações dos últimos anos.
Divertida Mente 2 estreia no dia 20 de junho, nos cinemas brasileiros.
FICHA TÉCNICA
Nome: Divertida Mente 2
Nome Original: Inside Out 2
Diretor: Kelsey Mann
Roteiro: Dave Holstein, Meg LeFauve
Produtora: Disney Pixar
Duração: 96 min
País: Estados Unidos
Gênero: Infantil, Comédia
Estreia Nacional: 20 de junho de 2024
NOTA: 10/10
Confira essa e outras novidades sobre filmes n’O Triunvirato e acompanhe as nossas redes sociais para não perder nenhuma novidade.