Seu Império na Cultura Pop

CríticaFilmesGames

Gran Turismo: Filme do PlayStation Studios retrata o sonho de todo gamer

Filme mistura história real e gameplay em uma trama empolgante e emocionante

Gran Turismo: De Jogador a Corredor é o segundo filme do PlayStation Studios e primeiro filme que mistura um game com uma história real. O filme que quando foi anunciado não tinha muito a fé dos fãs de games, se prova um filme verdadeiramente bom e empolgante, com uma bela história de superação que mostra que seus sonho podem sim se realizar.

Gran Turismo conta a história real de Jann Mardenborough (Archie Madekwe), um jovem de Cardiff que abandonou a faculdade e por ser muito bom em Gran Turismo, um simulador de corridas para PlayStation, sonhava em se tornar corredor profissional. Até que um dia, Jann recebe um convite para entrar em uma eliminatória que lhe concederia uma vaga na GT Academy. O convite foi enviado por Danny Moore (Orlando Bloom), um executivo de marketing de automobilismo da Nissan, que viu no game um mercado inexplorado de possíveis novos corredores. Após a empresa aceitar a proposta os novos candidatos começaram o treinamento.

Alguns jovens jogadores foram selecionados para competir entre sí na GT Academy. Foto: Sony Pictures

Apesar da falta de apoio da familia, em especial de seu pai, que dizia que a habilidade do filho em Gran Turismo não era o suficiente para que ele se destacasse na GT Academy, onde protagonista se verá em uma nova competição com outros nove jogadores de países diferentes por uma vaga na equipe da Nissan. Todos os candidatos são treinados pelo ex-corredor e engenheiro automotivo Jack Salter (David Harbour).

Por se tratar de uma cinebiografia de um corredor profissional, não é errado dizer que Jann vence a competição na GT Academy, assina com a Nissan e se prepara para as corridas profissionais. A jornada que aguarda o jovem corredor não é fácil e além dos desafios que todo corredor precisa enfrentar, Jann também precisa enfrentar o ego dos corredores já consolidados que fazem de tudo para o prejudicar, achando um absurdo um jogador de simulador estar nas pistas correndo como um profissional.

David Harbour tem um papel muito importante em Gran Turismo. Foto: Sony Pictures

Em todo momento o filme faz questão de nos lembrar que uma corrida no simulador de Gran Turismo por de ser reiniciada a qualquer momento, mas na vida real, qualquer erro pode ser fatal, mas nem só de corrida vive Gran Turismo: De Jogador a Corredor. O filme também retrata as relações familiares, traumas e medos do protagonista, trazendo momento muito emocionantes. O ator que vive Jann, Archie Madekwe entrega um personagem muito cativante, fazendo o espectador se apegar facilmente ao personagem e à história. Djimon Hounsou faz parte do elenco e atua como o pai de Jann, Steve Mardenborough, também merece reconhecimento e qualquer pai que não entende seu filho e filho que não se sente compreendido vai se identificar com a dinâmica dos dois personagens.

O filme também carrega muito merchandising da franquia do PlayStation, dos produtos da Sony e da própria Nissan, no entanto, o mundo automobilístico é abarrotado de patrocinadores, fazendo com que a presença desses elementos seja apenas uma das camadas do filme. Gran Turismo também conta com a presença de seu criador: Kazunori Yamauchi, que aparece em momentos pontuais do longa.

Por fim, Gran Turismo: De Jogador a Corredor, conta com ótimas cenas de corrida regidas por muitos recursos e movimentos de câmeras, além de contar com uma trilha sonora muito boa, fazendo jus não só ao trabalho feito por seu diretor, Neill Blomkamp, e à franquia de Gran Turismo, como também à história de Jann Mardenborough, que também fez parte do filme fazendo papel de dublê do ator que o interpretou na trama do longa.

Ficha Técnica:

Pôster de Gran Turismo: De Jogador a Corredor. Foto: Sony Pictures

Nome: Gran Turismo: De Jogador a Corredor

Diretor: Neill Blomkamp

Duração: 135 min

País: EUA

Gênero: Ação, Drama e Esporte

Estrelando: Archie Madekwe, Orlando Bloom, David Harbour e Djimon Hounsou

Estreia Nacional: 24 de agosto de 2023

NOTA: 7,5/10

Confira essa e outras novidades sobre filmes n’O Triunvirato e acompanhe as nossas redes sociais para não perder nenhuma novidade.

Fechado para comentários.