Seu Império na Cultura Pop

MarvelNotíciasSéries e TV

Isaac Bardavid, a eterna voz do Wolverine morre aos 90 anos

O dublador estava internado desde o fim de janeiro

É com pesar que nós d’O Triunvirato anunciamos que o dublador Isaac Bardavid faleceu hoje (1) aos 90 anos de idade, o dublador havia sido internado em estado grave no fim de janeiro em decorrência de um enfisema pulmonar. A última atualização de seu estado de saúde, anterior à confirmação de seu falecimento, havia sido feita há dois dias por meio do Instagram oficial do ator, que permanecia em estado grave apesar de apresentar melhora.

Os dubladores Garcia Junior Marco Ribeiro, confirmaram a morte de Isaac Bardavid. Ambos fizeram postagens lamentando o falecimento do colega e prestando também as suas homenagens.

O dublador era principalmente conhecido por ser a voz do Wolverine em português, Bardavid também deu voz ao Esqueleto, de He-Man, Obi-Wan Kenobi, de Star Wars, Horácio Slughorn, de Harry Potter, Robert Baratheon, de Game of Thrones, Odin, de Thor Freddy Krueger, de A Hora do Pesadelo, o computador K.I.T.T, de A Super Máquina e A Nova Super Máquina, o Tigrão, de Ursinho Pooh, o Senhor do Fogo Ozai em Avatar: A Lenda de Aang, o Phil, em Hércules, entre muitos outros. Além de ser seu papel mais notável, dar voz a Wolverine era o papel favorito do dublador.

Isaac Bardavid também fez dublagens no mundo dos games, onde ele deu voz ao Emhyr var Emreis, de The Witcher 3: Wild Hunt, Raúl Menéndez, de Call of Duty: Black Ops II, Cheavlier de la Vérendrye, de Assassin’s Creed Rogue, e o Corki de League of Legends.

Isaac Bardavid, a voz do Wolverine, está internado em estado grave
Isaac Bardavid ao lado de Hugh Jackman. Foto: Reprodução

Além da dublagem, Bardavid era ator, e participou de inúmeras produções televisivas. Ele atuou nas novelas A Escrava Isaura (1976), O Cravo e a Rosa (2000), Rei Davi (2012), Salve Jorge (2012), entre inúmeras outras. Seu trabalho mais recente na TV foi em Carcereiros (2021), onde ele atuava como Álvaro.

Fechado para comentários.