Seu Império na Cultura Pop

Disney PlusMarvel

Loki: Entenda quem é Alioth

Saiba mais sobre o monstro esfumaçado

Nesta quarta-feira, tivemos a estreia do penúltimo episódio de Loki  onde vemos as várias versões do Deus da Trapaça em apuros em um mundo desolado, localizado no Vazio do fim dos tempos. Conforme nosso querido vilão se aproxima de descobrir a verdade sobre quem está por trás da Agência de Variação Temporal, ele precisa enfrentar um ser monstruoso e misterioso.

Tomando a forma de uma grande nuvem repleta de trovões, Alioth é o principal antagonista desse quinto episódio. O monstro esfumaçado tem uma participação de destaque, sendo combatido por algumas das Variantes de Loki, enquanto prova-se muito poderoso e violento.

Alioth nas HQs

Nos quadrinhos, Alioth é um personagem bem ligado às histórias temporais da Marvel Comics. Ele é tido como a primeira criatura que conseguiu se libertar das correntes do tempo, tornando-se uma entidade muito perigosa. Na linguagem da série, é quase como se ele fosse uma “Variante”, já que não depende de uma única linha temporal para viver.

Ele possui a forma de uma nuvem roxa com traços humanizados. Contudo, ele é bem ligado às histórias de Kang, o Conquistador, já que seu império temporal é muito maior que o do vilão dos Vingadores – tanto que, para não ter que lidar com todas as ameaças de Alioth, Kang chegou a fazer barreiras para que esse ser não adentrasse seus domínios.

O personagem foi criado nas páginas de Avengers: The Terminatrix Objective. Posteriormente, ele também apareceu no arco Vingadores: Eternamente. Nos quadrinhos, esse personagem se torna uma grande ameaça ao ser liberto, sem querer, por Ravonna Renslayer.

Alioth nos quadrinhos. Foto: Reprodução

Quanto a seus poderes, Alitoh é uma entidade “trans-temporal”, existindo através de linhas do tempo diferentes e é uma nuvem enorme que destrói tudo aquilo que toca, criando distúrbios temporais e devastação através das dimensões. Ele cresce em tamanho e massa conforme mais corpos de viajantes no tempo consome, transformando eles em massa.

Quando ocupa um período temporal, o Alitoh se espalha para absorver as realidades adjacentes. Ele também consegue negar energia temporal, impedindo que os viajantes no tempo de viajar para um momento antes dele existir, fazendo com que aqueles que tentem sejam absorvidos.

Na série

Seguindo o gancho do episódio passado, Loki desperta em um “novo mundo” rodeado por Variantes de si mesmo, como o Loki Clássico, o Kid Loki e o Loki Jacaré. Logo descobrimos que quem é “podado” na AVT não chega a morrer, como acreditava-se, mas é enviado para esse local chamado “O Vazio“, que nada mais é que um grande abismo no fim dos tempos, onde não é possível criar novas ramificações temporais.

E esse lugar é guardado por um monstro cruel e terrível, chamado Alioth. No episódio, ele mata e consome qualquer coisa que tente fugir desse ponto da realidade, algo que fica bem nítido em uma cena na qual um navio cai nesse mundo e sua tripulação é completamente destroçada pela criatura. Esse ser toma a forma de nuvens escuras com raios por todos os lados, mas há algumas feições distintas que podem ser vistas.

Alioth em Loki. Foto: Reprodução

Depois, Sylvie chega a conclusão de que Alioth não é uma grande ameaça. Ele apenas seria o “cão de guarda” de quem realmente está por trás da agência temporal. Logo, ela usa o dispositivo da agência para viajar até esse fim dos mundos, onde encontra o Loki que conhecemos e suas outras variantes. Juntos, eles bolam um plano para deter a criatura.

Enquanto o Loki Clássico distrai a criatura, Sylvie Loki tentam encantá-la. O trabalho é difícil e alguém acaba se sacrificando nessa jogada, mas no fim, o plano dá certo e o ser é mentalmente dominado. Aos poucos, ele se dissipa e podemos ver uma grande abertura para um local estranho, comprovando a teoria de Sylvie: ele estava realmente guardando a localização do verdadeiro criador da Agência de Variação Temporal.

Mundo Positivo » Loki: Quem é Alioth e o que revela sobre final da série no  Disney+ - Mundo Positivo
Portal aberto através de Alioth. Foto: Reprodução

Assim, o episódio acaba com um grande gancho para a final.

Essa inclusão em Loki pode indicar algo que muitos teorizam há tempos: que no último episódio, o grande vilão e criador do AVT será ninguém menos que Kang, o Conquistador (ou alguma de suas versões temporais, como Immortus). Isso faz muito sentido se levamos em conta que o personagem também terá participações em outras produções da Marvel no futuro, como Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania.

Embora a versão de Alioth da série seja infinitamente menos poderosa que sua contraparte nos quadrinhos, já é um ótimo indicativo do que a Marvel está fazendo e faz todo o sentido, já que muitas das ideias apresentas em Loki são diretamente associadas a Kang, o Conquistador. Basta pensar na própria Ravonna e em todas as ideias de “Variantes temporais”.

Loki pode ser encontrado no Disney+.

Confira essa e outras novidades sobre séries n’O Triunvirato e acompanhe as nossas redes sociais para não perder nenhuma novidade.

 

Fechado para comentários.