Seu Império na Cultura Pop

CinemaCríticaFilmes

Resenha do filme Licorice Pizza (2021)

Alana Haim e Cooper Hoffman em Licorice Pizza. Foto: Reprodução.

O amor é uma construção. Há quem acredite em amor à primeira vista, em almas gêmeas ou em coisa do destino. Tudo isso, claro, reforçado pela cultura que sempre aborda a visão platônica do amor nas músicas, nas séries, nos filmes e, principalmente, nos livros. Mas, na prática, a história tende a ter contornos mais complicados, sendo construída diariamente.  

Quando você é jovem, sua visão do amor surge desses estereótipos, te levando a pensar que todos aqueles momentos são mais especiais do que realmente deveriam ser.

Todas as suas primeiras aventuras causam um rebuliço no coração, e você se sente imbatível. O primeiro beijo, a primeira vez, tudo te leva a crer que encontrou o amor da sua vida.

O que você não percebe, talvez, é que todos esses momentos foram uma construção, algo que surgiu da sua convivência com o outro, de tudo o que aquela pessoa tinha e que te preenchia naquele momento.

Alana Haim e Cooper Hoffman em Licorice Pizza. Foto: Reprodução.

Construir um amor é, justamente, passar por esse processo de conhecer o outro e encontrar nele as coisas que podem suprir algo de que você precisa ou, até mesmo, que te elevam para um outro patamar, te fazendo crescer junto com aquela pessoa. E não precisa ser um amor essencialmente romântico, mas afetuoso, fraternal.

Licorice Pizza, o mais novo longa do diretor Paul Thomas Anderson, marca a estreia na atuação de dois atores: Cooper Hoffman e Alana Haim, que precisam construir não só as suas carreiras, como também a cumplicidade para atuar em grande nível.

No filme, vemos a vida de Alana Kane (interpretada por Alana Haim) e Gary Valentine (interpretado por Cooper Hoffman), que crescem e se apaixonam em San Fernando Valley, na Califórnia dos anos 70.

Alana Haim em Licorice Pizza. Foto: Reprodução.

Alana é uma jovem de 25 anos, sem muitas ambições na vida. Trabalha em uma escola como a garota que ajuda nas fotos para o anuário, sendo constantemente assediada pelo fotógrafo. É a mais nova das três irmãs, e está correndo atrás de uma forma de escapar de casa e conseguir, finalmente, a sua liberdade.

Já Gary é um adolescente de 15 anos, ator prodígio, que sonha em dirigir o próprio filme, se tornando ainda mais famoso. Tendo dinheiro, talento e carisma, consegue tudo o que quer, mas sente que sua vida está incompleta, como se faltasse algo.

Gary tem interesse instantâneo, ainda que não correspondido. Alana, por sua vez, tem curiosidade, enquanto se questiona o tempo todo sobre os motivos que a fazem ter algum tipo de fascínio por aquele adolescente.

Cooper Hoffman em Licorice Pizza. Foto: Reprodução.

O amor, aqui, é construído à medida que o filme avança, quando presenciamos diversas situações em que um pode contar com o outro, até mesmo por saber exatamente o som que a respiração daquela pessoa tem. Gary e Alana são amigos, sócios, e nutrem um pelo outro um sentimento de afeto que está acima de qualquer coisa.

Eles correm quando precisam se encontrar, sentem ciúmes um do outro e não conseguem admitir que querem ficar juntos. Apesar da controvérsia entre as idades dos dois, tudo parece natural quando visto sob a perspectiva de dois jovens que estão perdidos em suas próprias realidades.  

Apesar de iniciantes, Cooper Hoffman e Alana Haim passam todas essas sensações, de duas pessoas que estão construindo uma relação enquanto conhecem mais sobre si mesmos, vivendo o primeiro amor com o máximo de intensidade que é possível.

A história de Licorice Pizza é marcada por um fluxo contínuo de construções, a começar pela atuação da Alana Haim, que tem sido moldada pelo Paul Thomas Anderson (P.T.A) ao longo de anos. Alana é uma das integrantes da Banda Haim, e os videoclipes do grupo têm sido dirigidos pelo P.T.A. Curiosamente, o diretor, durante a sua infância, foi aluno da mãe de Alana.

Cena de Licorice Pizza. Foto: Reprodução.

Por outro lado, Cooper Hoffman é filho do falecido ator Phillip Seymour Hoffman, um dos grandes astros de Hollywood e amigo do Paul Thomas Anderson, que mantém uma relação de longo prazo com a família.

A trilha sonora, recheada de músicas dos anos 70, tem como destaque “Life on Mars”, do David Bowie, que tal como o filme, fala sobre o próprio cinema e sobre as escolhas que uma “moça de cabelo sem graça” tem que fazer enquanto sonha com uma vida melhor.

O filme ainda conta com as participações especiais de Bradley Cooper e Sean Penn, mas ambos não ofuscam o casal de jovens protagonistas da história. Bradley dá vida a Jon Peters, um produtor de Hollywood que vive à sombra da reputação de sua mulher, a Barbra Streisand. Por sua vez, Penn interpreta William Holden, um ator ao melhor estilo James Bond.

Licorice Pizza é uma proposta a reflexão do valor que damos para as pessoas que passam em nossas vidas, bem como das lições que aprendemos em nossas adolescências.

Nostálgico, ambientado no tempo certo e sem a ambição de ser mais do que uma história de amor. Indicado à três categorias no Oscar, incluindo a de Melhor Filme, é provável  que saia da premiação de mãos vazias. Mas, certamente não saíra da memória de quem for assisti-lo.

FICHA TÉCNICA:

Licorice Pizza (2021)

Duração: 2h 13min (133 minutos)

Direção: Paul Thomas Anderson

Estrelando: Cooper Hoffman, Alana Haim, Bradley Cooper, dentre outros.

Gênero: Romance/Drama

Estreia Nacional: 17 de fevereiro de 2022

Nota: 8,5/10

Fechado para comentários.