Sir Sidney Poitier, primeiro ator negro a ganhar o Oscar de melhor ator morre ao 94 anos
O ator também foi a inspiração para John Stewart, o Lanterna Verde
Morreu hoje, aos 94 anos, o lendário ator Sidney Poitier. Conhecido por seus grandes trabalhos na Hollywood clássica, ele foi o primeiro homem negro a vencer o Oscar de Melhor Ator, além de ser uma das inspirações para John Stewart, o Lanterna Verde nos quadrinhos da DC Comics.
Segundo o NY Post, a causa da morte de Poitier não foi revelada. Seu falecimento foi anunciado por Fred Mitchell, Ministro de Relações Internacionais da Bahamas que disse: “Nós perdemos um grande bahamense e eu perdi um amigo pessoal”. O Primeiro Ministro da Bahamas Philip Brave Davis, deve presidir um tributo ao ator e seus 71 anos de carreira.
Em entrevista ao Guardian Nassau, o Vice-Primeiro Ministro, Chester Cooper disse:
“Estamos tristes por ele não estar mais aqui para dizer o quanto ele é importante para nós, mas comemoraremos por ele ter feito tanta coisa para mostrar ao mundo que os de origens mais humildes podem mudar o planeta.”
Sir Poitier atuou em mais de 50 filmes na Hollywood clássica. O ator foi o primeiro homem negro a vencer o Oscar de Melhor Ator, conquistando a estatueta por Uma Voz nas Sombras, em 1963. Entre seus principais filmes, os destaques vão para Adivinhe Quem Vem para Jantar, No Calor da Noite e Ao Mestre com Carinho. Em 2002 ele recebeu outro Oscar, dessa vez pelo Conjunto da Obra e por suas contribuições à indústria cinematográfica.
Quando John Stewart foi criado em 1971, Poitier foi a inspiração para o visual do Lanterna Verde, que foi o primeiro homem afroamericano a ser parte do grupo. Na época, o ator tinha 44 anos.
Além de atuar na Era de Ouro de Hollywood, Poitier também foi um grande ativista dos direitos civis, o que lhe rendeu a Medalha Presidencial da Liberdade, entregue a ele por Barack Obama em 2009. Seu trabalho político também merece destaque: O ator foi Embaixador das Bahamas no Japão entre 1997 e 2007.
Poitier casou-se duas vezes, a primeira com Juanita Hardy de 1960 a 1965, e depois com Joanna Shimkus, em 1976. O ator também deixa seis filhos, oito netos e três bisnetos.
Fechado para comentários.